"Ai, teacher, listening é muito difícil!"
Inúmeras vezes professores de inglês se deparam com essa realidade. Muitos alunos têm dificuldade para entender o que se fala numa conversa, filme ou canção.
Em primeiro lugar é importante afinar suas expectativas com a realidade. Um aluno iniciante tem que entender que, por mais vontade que tenha de entender tudo, a compreensão é um processo que exige tempo e dedicação.
Mas quanto tempo e quanta dedicação? E fazendo o quê?
Bem, exercícios especialmente criados para treinar a compreensão oral são sem dúvida muito úteis, mas são assunto para outro post. Muitos se perguntam se ouvir música é uma boa. É uma ótima, mas tem que ter foco.
Há muitos modos de usar música para estudar inglês. Você pode simplesmente ouvir a música lendo a letra, prestando atenção a como os sons são representados graficamente. Por incrível que pareça, isso ajuda a visualizar como os sons "se juntam". Há inúmeros sites de busca, mas cuidado! Nem todos são confiáveis. Tente o www.lyrics.com, que costuma ter letras bem escritas, sem muitos erros.
Exercícios de "fill in the gaps" (ouvir e completar espaços em branco) também são muito bons. Mas como fazer? Uma opção é copiar a letra de uma canção de que você goste para um editor de textos e apagar algumas palavras.
Mas se achar que vai dar muito trabalho, o site http://www.lyricstraining.com/ pode ajudar. Ele traz canções famosas, que estão tocando no momento, com atividades já prontas. Basta clicar no vídeo que quiser e estar preparado para completar os espaços pontilhados. E pode fazer sem medo de ser feliz, pois há opções para iniciantes, alunos de nível intermediário e avançado (beginner, intermediate e advanced, respectivamente).
Have fun!
Nenhum comentário:
Postar um comentário